Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Durante a última sexta-feira (22), foi dado início a limpeza da área em que ficará localizado o Viveiro e Horta municipais. Uma iniciativa das Secretarias de Agricultura, Obras e Meio Ambiente, o projeto pretende ocupar e criar um espaço por meio da revitalização, criando um ambiente educador para o anageense.
O local escolhido para receber a iniciativa, fica dentro da popular Usina. Uma área até então sem uso e abandonada, que agora receberá esse projeto enriquecedor. “A gente está aqui na intenção de recuperar espaços totalmente abandonados”, enfatiza Reinaldo Bonfim, Técnico Agrícola.
De acordo com Ednei Pires, Engenheiro Agrônomo do município, a horta vai funcionar no sistema de canteiros econômicos, que é uma tecnologia adaptada ao clima do semiárido e agroecológica, pois utiliza água em reuso. “Dentro desse contexto, vai ser possível a gente desenvolver práticas com estudantes, com agricultores sobre essa tecnologia”, destaca Ednei Pires.
O Viveiro Municipal será um espaço em que será produzido espécies de árvores para arborização e árvores frutíferas. Além disso, será um espaço didático, como forma de aproximação com o agricultor e com o estudante, que terá acesso ao conhecimento de forma prática. “A gente pode utilizar esse espaço para o treinamento tanto de agricultores, quanto de estudantes, para falar a importância do meio ambiente, a importância de árvores”, afirma o Agrônomo.
O novo espaço terá um lugar especial para o Umbu Gigante, espécie muito importante para a economia local. O projeto prevê a criação de um terraço, que receberá as matrizes de umbu gigante. “Anagé hoje tem três acessos de umbu gigante, para preservar esse material genético de grande importância, faremos então esse matrizeiro. Com essa planta nativa do nosso sertão nordestino”, conclui Ednei.