Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
-
Programa de [Re]elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos
Devido a necessidade de manutenção das ações de combate à Covid-19, as aulas da Rede Municipal de Educação de Anagé seguem suspensas por tempo indeterminado, de acordo com o Decreto Municipal 30/2020. Mas, mesmo estando em isolamento social, os profissionais de educação da rede seguem produzindo conhecimento e trabalhando por uma educação cada dia melhor, principalmente por meio do Programa de [Re]elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos, no qual nosso município está inserido.
O Programa, coordenado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA), realiza ação formativa conjunta para mediar a construção do Referencial Curricular de municípios baianos, como Anagé, tendo como base o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como o contexto atual demanda criatividade para que os trabalhos não parem, o processo formativo vem sendo realizado com o uso de recursos digitais, e conta com a mobilização dos chamados Grupos de Estudos e Aprendizagens (GEAs), que tem o papel de envolver todos os professores da rede no processo de estudo e reflexão para a elaboração do Referencial Curricular local. Os GEAs atuam sob coordenação e orientação da Comissão Municipal de Governança, estabelecida pela Portaria 13/2020, e com a parceria de Diretores e Coordenadores Pedagógicos.
Segundo a diretora do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Janaice Ribeiro, “o currículo escolar é um conjunto de conhecimentos e saberes que o estudante precisa interagir durante seu percurso escolar. É organizado com base nas leis educacionais, articuladas a realidade social, cultural, econômica, política e histórica do município”. Ribeiro destaca ainda que o documento é instrumento de ligação entre escola, cultura e sociedade, “e deve acompanhar as transformações do mundo, sendo constantemente atualizado. Nesse sentido, é importante a mobilização e a interação de todos os profissionais da educação e comunidade escolar”, completa.
O Programa da Undime-BA também conta com a parceria da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCM), da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Fundação Itaú Social.