Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
-
Nota de esclarecimento
A Secretaria de Saúde, com a colaboração de Farmacêuticos e Bioquímicos do município, vem por meio desta nota esclarecer as informações sobre um exame divulgado por um indivíduo, na última sexta-feira (31).
O resultado do exame exposto, do tipo teste rápido, foi realizado em um laboratório particular em cidade vizinha, em um dia diferente e apresenta a informação em rodapé sobre a possibilidade de um falso negativo. Algo comum a esse tipo de teste que pode não detectar os anticorpos do coronavírus.
Os testes realizados pela Secretaria de Saúde determinam que o paciente foi reagente aos anticorpos anti-COVID-19 e somado aos outros critérios, o individuo é identificado como doente ou não. Por isso, salientamos que apenas o teste não identifica a presença da doença COVID-19 ativa no paciente, somente o médico pode fazer essa avaliação final.
A Gestão também informa que os testes rápidos, utilizados pela Secretaria de Saúde, são certificados e regulamentados pela Fundação Fiocruz, que é uma das instituições mais conceituadas do país. Os testes recebidos pelo município possuem um laudo emitido pela Fundação, atestando a sua eficiência.